Já em solo brasileiro, com boa parte da equipe no trânsito de São Paulo, em direção a suas casas, e outra parte ainda no aeroporto, esperando pelos seus voos (como é o meu caso, aguardando o avião para Vix). Encerra-se a viagem da equipe olímpica, com muito cansaço, mas sensação de dever cumprido. A jornada de volta foi duríssima, iniciando-se às 3h45 da madruga (horário de Khanty-Mansiysk), de ônibus até o aeroporto. A equipe praticamente não dormiu após a última rodada do torneio.
Embarcamos às 6h30, com destino a Moscou, onde chegamos às 7h30 (horário de Moscou, 2 horas a menos de fuso para Khanty). Lá nos despedimos de Diamant, que ficou em Moscou para pegar o voo para Lubock apenas no dia seguinte. Tivemos uma espera de 7 horas, com muita gente dormindo sentada no sofá do café. Embarcamos com destino a Zurich, onde a espera seria de mais de 6 horas. Aí parte da delegação preferiu continuar no aeroporto e outra parte saiu para conhecer a cidade Suíça. Vejamos algumas fotos do passeio:
Essa foto merece destaque! As legendas do que é proibido fazer dentro dos trenzinhos elétricos, pela ordem:
Proibido fazer fumaça na cabeça dos passageiros; proibido entrar de bolsos vazios e para fora da calça; proibido tocar violão; proibido serrar os bancos; e proibido colocar os pés sobre as cadeiras, se estiver de patins.
Agora sim, as fotos do passeio:
Essa loja de chocolate não sai da minha cabeça!
Andei vendo no blog da Rádio Xadrez um questionamento sobre a questão da entrega da escalação. O capitão da equipe era o Darcy e ele sempre entregava as escalações, sem problema. Apenas da oitava rodada em diante é que eu assumi o compromisso, uma vez que designei o GM para outras atividades que lhe exigiriam tempo a mais de trabalho. Como chefe de delegação, eu fazia o papel de “coringa” em casos de necessidade. Um exemplo, foi a nona rodada, onde substituí o Alvinho como capitão do time feminino, já que o titular do posto estava passando mal (garganta inflamada) e a saída no frio só faria piorar o seu estado, após ser medicado corretamente.
O engraçado é que muitos times incorreram nesse problema de escalação, mas ninguém divulgava isto. Apenas nossa delegação foi transparente. Seria inimaginável que o capitão da equipe absoluta da França pudesse esquecer de entregar a escalação simplesmente, não seria? Mas aconteceu e não foi por causa do relógio. Pior ainda foi o caso de um atleta de outra delegação, que era o reserva do time e precisava apenas sentar para jogar na última rodada para fazer norma (tinha jogado 8 rodadas e, mesmo perdendo na nona, faria a norma dupla com mais uma partida). O capitão da equipe esqueceu de entregar a escalação e a norma não rolou… No dia em que não consegui entregar a norma, tive a companhia do capitão da equipe iraquiana… Enfim, foram muitos e muitos casos deste tipo.
Bom, está na hora de embarcar para Vitória! Ainda devo fazer um post final, atualizar as fotos no álbum, etc.
Abraço!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Quase fim da viagem
domingo, 3 de outubro de 2010
Colocação histórica no Absoluto!
Com mais uma vitória (a sétima nesta olimpíada), finalizamos em 17° lugar no Absoluto (empatados em pontos com um grupo que inicia no 11° posto). Da América Latina, somos os primeiros colocados, deixando para trás a fortíssima equipe de Cuba. O match foi tenso e incerto. Rafael cumpriu com a missão de segurar o primeiro tabuleiro, jogando de pretas. Diamant, com grande garra, converteu o primeiro ponto inteiro. Neste momento, Fier tinha posição melhor e já havia recusado empate, mesmo de pretas. Jogou firme e venceu a partida, garantindo o match. Milos ainda tentou empatar, mas deixou escapar, sendo o único a perder no dia, mas sem qualquer influência, uma vez que o time já estava comemorando e fazendo as contas para descobrir a colocação final, a melhor de todos os tempos!
No feminino, derrota pela mínima para a forte equipe de Filipinas. Com o resultado, fechamos em 70°, dentro do grupo inicial de rating do time. Vale ressaltar que as meninas jogaram uma olimpíada duríssima, com 8 matchs onde as favoritas eram as oponentes. Mesmo assim, obtiveram 4 vitórias e 2 empates, alcançando empate com a fortíssima equipe de Montenegro.
O balanço geral foi muito positivo. Todos estamos cansados e ainda teremos um retorno extenso e com longas esperas nos aeroportos de Moscou e Zurich.
Se for possível, ainda postaremos algo durante a viagem, mas desde já queremos agradecer a todos que acompanharam nossos escritos neste blog e nos desculpar por qualquer bobagem aqui colocada, no clima de informalidade que tentamos empreender nessa cobertura amadora. Tentamos passar a visão extra tabuleiro do convívio da equipe, sem desvincular dos resultados dos matchs.
Grande abraço!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Vitória sobre a Croácia
No dia mais frio de toda a olimpíada, até o momento, com direito a neve, voltamos a vencer no absoluto! Com uma vitória e três empates, marcamos 2,5 a 1,5 na forte Croácia e nos credenciamos à obtenção da melhor posição em uma olimpíada. Sobre as partidas, Diamant, jogando de pretas, conseguiu equilibrar facilmente a partida, frente a um adversário que se lançou ao ataque. Jogando pela equipe, não correu riscos e trouxe o empate, eliminando o primeiro dos franco atiradores croatas, colocando pressão no tabuleiro 2 e nos que jogavam de pretas. Milos, estrategicamente, jogou sólido e esperou seu adversário partir para cima. No momento certo, tomou conta do jogo e arrematou lindamente o seu oponente. Krikor conseguiu defender brilhantemente a forte investida de seu oponente e Rafael fez partida fantástica contra o Stevic, exclamando com Re3 no final de Torre contra 4 peões, assegurando o empate e a vitória no match. Teremos a Eslovênia, comandada por Beliavisk, na última rodada. Vencendo, fecharemos com a melhor participação de todos os tempos.
As meninas mais uma vez lutaram bastante, mas sucumbiram às espanholas. A diferença de rating era enorme em todos os tabuleiros. Ainda assim conseguimos arrancar meio ponto, com Amandinha. Na última rodada, teremos pela frente mais uma equipe favorita, com maior rating em todos os tabuleiros, mas com reais possibilidades de vitória. Qualquer que seja o resultado, nossas meninas demonstraram uma fibra enorme, pois jogaram contra 7 equipes mais fortes nas 10 rodadas disputadas, empatando 2 matchs e vencendo 1. Nas 4 derrotas, a diferença era muito grande e era realmente difícil tentar segurar.
Alguns registros fotográficos de hoje, especialmente o Alvinho de barba raspada:
Mauro e sua primeira vez na neve; Alvinho (a cara do Mingau, ou “Droopy” – desenho antigo); André Salama e Nardoni.
Por hoje é só!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Vitória no feminino, derrota no absoluto
Antes de qualquer linha sobre os resultados de hoje, preciso fazer um esclarecimento a respeito da escalação do time absoluto para a partida de hoje. Decidimos, em reunião na noite de ontem, que Fier descansaria pela primeira vez na competição. Eu mesmo fiquei encarregado de entregar a escalação da equipe e, como sempre, coloquei o celular para despertar, pois a entrega é bastante cedo. A bateria do celular estava fraca e eu não percebí. Acabou durante a madrugada e perdi o horário de entregar a escalação da equipe. Quando não entrega, a organização entende que entra a equipe pela ordem de registro e, como a nossa está pela ordem de rating, Fier foi escalado e Diamant ficou fora. Assumo toda a culpa pelo erro. Não foi fator decisivo para o resultado, pois a preparação é realizada com a divulgação oficial das equipes (a Itália até tirou um jogador que não era esperado sair e o próprio Diamant não ficou especulando preparação de noite). Algumas pessoas que sabiam da escalação do André questionaram muito o ocorrido e ele até achou que não poderia contar o ocorrido, para me proteger de ataques ou críticas. Agradeço a preocupação do GM, mas não poderia deixar dúvidas nas pessoas que tem acompanhado o nosso time e não estou na posição atual fugindo de responsabilidades. Quando erro assumo e este foi o caso hoje. Peço desculpas àqueles que queriam ver o Diamant em campo hoje.
Aos resultados, começando pelo absoluto. Como visto no título, perdemos da Itália. O resultado em si é normal, pois há um certo equilíbrio nos tabuleiros, podendo acontecer qualquer coisa num match desses. Caruana acertou uma preparação com novidade e com 1 a 0 contra, jogamos pressionados para buscar um empate, tendo 2 de pretas dentre as 3 partidas restantes. Fier, fiel ao estilo, tentou uma ideia agressiva, mas não deu certo e aí o match ficou favorável para os italianos. Agora é bola pra frente, levantar a cabeça e mirar nas 2 últimas rodadas. Amanhã temos a Croácia pela frente, em um match duríssimo, mas possível.
No feminino, mais uma vez nossas guerreiras surpreenderam e obtiveram um resultado positivo contra uma equipe que era favorita. Jaque empreendeu um ataque avassalador e sua adversária sucumbiu à gana de vitória de nossa jogadora. O resto da equipe jogou para segurar o match e Terao, mesmo com peça a mais, com o placar em 2 a 1 para o Brasil, pensou na equipe e ofertou empate à sua oponente, que aceitou prontamente. Torneio por equipe é jogado para o time e Terao mais uma vez foi uma jogadora que trabalhou em prol da coletividade. Amanhã temos a fortíssima equipe da Espanha pela frente, cuja jogadora de menor rating tem mais de 2200!
A PROMESSA: O capitão do feminino, Alvinho, prometeu que se as meninas ganhassem hoje, faria a barba! Amanhã teremos foto do novo visual do MF Aranha!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Foi mais difícil do que esperávamos…
Hoje o match no absoluto foi complicado. Não era de se esperar, dada a diferença de rating muito alta entre as equipes. Nem o árbitro do match esperava sair tão tarde do salão de jogos hoje (quando começou a rodada, sentei ao lado dele e o mesmo me mostrou a prancheta, escondendo a mão dos jogadores, fazendo sinal de que seria 4 a 0 para o Brasil). O importante foi vencer e se manter no páreo, por mais difícil que seja a conquista de uma medalha, não estamos fora da briga!
O feminino representou muito bem hoje. A derrota para a Inglaterra é um resultado absolutamente normal. Juliana Terao arrancou um empate, numa Karo-Kan, contra uma MI que escreveu um livro sobre a abertura citada! Aninha também empatou sua partida. Nos tabuleiros 2 e 3 as inglesas fizeram prevalecer a diferença de rating, mas tiveram que trabalhar e muito, pois Amandinha e Jaque lutaram bastante! Amanhã teremos outro match difícil no feminino, contra o Quirguistão (e suas variáveis…).
No absoluto teremos pela frente um match equilibrado contra a Itália, liderada pelo talentoso Caruana. Vamos de brancas no tabuleiro 1, com Leitão mantendo performance superior a 2700, na briga por medalha no tabuleiro 1. Para este importante match, teremos a volta de Milos, descansado. Só não vou antecipar quem descansa, para o caso dos italianos acessarem esse blog! (o Hungáro não acessou e preparou contra a pessoa errada…)
Para descontrair, jogamos um pouco de Winning Eleven. Diamant padeceu para me vencer, o que só ocorreu na disputa de penais (partida terminou empatada). Leitão, que nunca tomava gol contra mim, dessa vez teve sua defesa vazada (mas venceu por 3 a 1). Desta vez até a Gazola foi lá tripudiar do Presidente e venceu por 1 a 0. Só o Krikão me concede momentos de alegria no PS (esse é parceiro!).
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Sequência invicta no feminino!
Ontem bateu a realidade, após passada a euforia. A Hungria fez prevalecer sua posição de quinta equipe em média de rating e se impôs no match por 3 a 1. As partidas foram duras. Rafael segurou Leko, tendo jogado para cima nos momentos em que foi possível. Krikor empatou com Berkes, que lhe confidenciou que passou a noite toda preparando para jogar com Diamant e não viu pela manhã o emparceiramento. Milos e Fier perderam, mas lutaram. Mesmo com oferta de empate de Judit, após a fase de abertura, Fier recusou e tentou vencer, bem ao seu estilo. Prevaleceu a boa forma da Polgar de maior sucesso enxadrístico. Milos teve partida muito equilibrada, até seu oponente encontrar o caminho da vitória. Resultado dentro do normal.
O grande destaque brasileiro na rodada foram as meninas! Empataram com uma equipe onde todos os tabuleiros tinham mais de 100 pontos de rating a mais que nossas jogadoras. Amandinha obrigou sua adversária a defender posição inferior até o final, Gazola segurou bem na defesa e Aninha marcou o ponto de empate, com convincente vitória. Terao perdeu partida para a WGM montenegrina, mas lutou muito. É de se destacar que ela tem se doado ao time, encarando todas as pedreiras que surgem no tabuleiro 1, possibilitando que o time jogue de igual para igual nos demais tabuleiros. Com o empate de ontem, nosso feminino engatou uma sequência invicta de 4 partidas, o que nunca antes havia ocorrido em uma olimpíada.
Na rodada de hoje, teremos no absoluto o Quirguistão (ou Quirguizistão ou, também, Quirguízia), com favoritismo brasileiro. No feminino, teremos a fortíssima Inglaterra, onde as meninas entram para tentar fazer história. Qualquer que seja o resultado, elas já são vencedoras com o que mostraram até aqui!
O dia de ontem teve uma comemoração, com o time feminino saindo para comer Pizza. “Follow me” nos conduziu ao local e providenciou um Táxi para nosso retorno. As fotos estão no Web Picasa, mas segue uma abaixo:
Ah, como teve um blog criticando minha barba, para não haver comparações com o “Che” e nem com o Lula, resolvi o problema. Já o Alvinho…
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Dia perfeito!
O dia de descanso foi muito bem aproveitado pela delegação brasileira para recarregar as energias. Voltamos a vencer nos dois naipes, com direito a vitória eletrizante no feminino, onde tínhamos menor média de rating. Destaque para as atuações de Vanessa Gazola e Jaqueline Pamplona. Gazola dominou completamente sua oponente, que praticamente não conseguiu jogar e não teve qualquer chance em nenhum momento da partida. Jaque, com absoluta convicção, jogou um final muito perigoso com enorme precisão e brilhantismo, fazendo o gol da importante vitória. Ana Paula empatou, tendo se defendido com consistência. A única derrota foi no tabuleiro 1, com Terao, com méritos de sua oponente (que está fazendo uma ótima olimpíada, tendo perdido apenas para jogadoras de rating bem acima do seu, acertando uma de 2245).
Amanhã, as meninas pegam uma parada duríssima contra Montenegro, cujo tabuleiro 1 é uma WGM de mais de 2300 de rating. Mas, pelo torneio que nossas jogadoras estão fazendo e com o ânimo e motivação pela vitória de hoje, temos boas chances!
No absoluto, o Brasil deu um passeio na Finlândia por 4 a 0. O equilíbrio técnico existia apenas no tabuleiro 1, mas o finlandês que vinha com performance superior a 2800 errou já na abertura e foi torturado por Leitão. Amanhã, na mesa 5, pegamos a Hungria, que veio de derrota para a Ucrânia hoje (vitória de Ivanchuck frente a Leko, repetindo resultado de Dresden 2008).
Momento de descontração:
- Após sair uma crítica a algumas vestimentas de GMs na olimpíada, os jogadores resolveram caprichar no visual: Diamant e Short foram de terno e gravata! (fotos no álbum do Web Picasa)
- Encontramos um sósia do MF Alfeu Bueno jogando na equipe canadense:
- Há um uruguaio-armênio que deu uma camisa da celeste de presente para o Aronian, com o nome “Levon” nas costas. Na janta, quando disse a ele que também gostaria de uma, recebí como resposta: “é fácil, é só ir na loja comprar e gravar o nome” (é, com certeza é mais barato do que tentar ganhar os 740 pontos de rating de diferença e o título de GM para ganhar de presente).
- Amandinha não jogou, mas não passou despercebida na arquibancada. Foi abordada por um fã russo mirim, com direito a autógrafo!
- O MF Alvaro Aranha conseguiu abordar o GM Kramnik para que este autografasse seu livro. O GM, ao contrário do que se esperava, foi receptivo e perguntou a Alvinho qual era sua partida preferida no livro (por acaso, ele tinha lido e tinha resposta para a pergunta). Kramnik ficou satisfeito e gostou ainda mais quando Alvinho disse que jogava a Catalã, estudando as suas partidas. O problema é que esta frase o Gelfand ouviu antes…
Por hoje é só!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
domingo, 26 de setembro de 2010
2 a 2 de ambos os naipes – dia livre para refletir
O resultado de ambas as equipes, no dia de ontem, não foi algo para se comemorar. Tínhamos expectativas de ir para o dia livre com duas vitórias, especialmente no feminino, onde o favoritismo era muito grande. No absoluto havia um certo equilíbrio, mas se imaginava que a vitória viria, mesmo que pela margem mínima. Para aqueles que não entenderam bem os empates de Rafael e Milos, uma explicação: Leitão, sem qualquer motivo específico, não conseguiu dormir. Após o almoço, com o emparceiramento por tabuleiros já definitivo, começou a ter uma dor de cabeça forte e foi jogar no sacrifício. Milos, segundo suas próprias palavras, gastou muito tempo em um lance e, após ficar confortável, inverteu um lance e deixou igualar, passando a se martirizar pelo equívoco, perdendo a confiança na partida. Com esse fator psicológico, pensando em não prejudicar a equipe, ofereceu empate.
Krikor foi surpreendido na abertura por seu oponente. Em sua vasta pesquisa, encontrando mais de 100 partidas do iraniano, mais de 90% era uma abertura específica, para a qual se preparou fortemente. Daí o adversário veio com a London, quebrando toda a preparação. Os comentários técnicos da partida estão no Blog do GM Krikor. O herói do dia foi Fier, sem dúvida. Ao perceber que a equipe precisava de sua vitória para empatar, mesmo em posição indefinida e perigosa, jogou o tempo todo para vencer, mesmo com seu adversário tendo oferecido empate quando o match estava, teoricamente (porque a partida do Krikor estava já nos atos finais), em 2 a 1. Foi premiado pela enorme coragem!
No feminino, segundo palavras do capitão, Jaqueline deixou escapar arremate matemático e Terao esteve sempre superior, mas deixou igualar. Gazola não deu chances à paraguaia e Amandinha, aparentemente, saiu da preparação já no terceiro lance.
O ponto razoável é que a sexta rodada não nos trouxe uma punição, pois ainda puxamos o adversário no absoluto e, no feminino, fomos emparceirados com um time equilibrado em rating. A folga foi importante para recuperar as energias e refletirmos bastante. Em especial para a recuperação da Amanda, que sentiu muito pela derrota de ontem, mesmo que todo jogador sempre esteja sujeito a resultados adversos de vez em quando (como o próprio Carlsen experimentou na quarta rodada).
Aproveitamos o dia de hoje, apesar do frio intenso que fez hoje (muito embora o Fier faça parecer o contrário), para andar até o centro da cidade e conhecer um pouco o local. Deparamo-nos com uma cidade respirando a olimpíada. Em cada canto tinha algum painel ou outdoor alusivo ao evento. Até nos canais de televisão passa a propaganda do torneio. Tiramos algumas fotos que, juntamente com as de ontem, já estão no Picasa Web.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Brasil 100% na 4a rodada!
Hoje o dia foi muito proveitoso para as equipes brasileiras. As meninas venceram fácil, por 4 a 0. Ninguém melhor do que o capitão da equipe para falar sobre as partidas:
Com este resultado, o time feminino enfrentará nossas “hermanas” paraguaias, repetindo confronto da olimpíada passada (vencido pelo Brasil). É um match equilibrado, com boas chances. Iremos de formação titular.
O absoluto confirmou o favoritismo e venceu por 3 a 1 o time da Jordânia (vitória de Rafael e Milos – que amassou rapidamente seu adversário – e empates de Fier e Diamant). Com este resultado, a equipe foi emparceirada para jogar contra o Irã. É um match muito equilibrado, com ligeiro favoritismo brasileiro (nada comparado ao de hoje). Vencendo, vamos desfrutar de um dia de descanso muito em cima na tabela.
O salão de jogos recebeu visitantes ilustres no dia de hoje: Kirsan, Kasparov e Karpov (em momentos diferentes). Com muito custo, conseguimos registrar o momento em que “Kaspa” dava as caras por lá:
Por falar em fotos, colocamos mais algumas no álbum do WebPicasa. A arbitragem está muito rigorosa com relação a presença de pessoas sem credenciais no salão de jogos. Fato curioso é que colocam no crachá do Chefe de Delegação de cada País a permissão para entrar na sala de jogos, mas não deixam ficar! Os próprios jogadores, quando terminam suas partidas, são impelidos para fora do salão. Já na primeira rodada a árbitra chefe mandou para fora ninguém menos que o GM Hikaru Nakamura (USA). Contudo, quando é o Kramnik quem está passeando no salão, após o término da partida…
Abraços para o Brasil! Torçam por nossos times, pois temos chances de repetir o bom dia de hoje, com dupla vitória!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
Comentários em vídeo, das partidas da 3a Rodada
Ontem, pela noite, não foi possível atualizar o blog com as fotos prometidas (o que já foi feito agora pela manhã – madrugada no Brasil). Após o jantar, que terminou um pouco mais tarde, tivemos a tradicional reunião para definição dos times:
Absoluto:
GM Leitão
GM Milos
GM Fier
GM Diamant
No abosluto jogaremos contra a Jordânia que, em rating, é uma equipe um pouco acima do Iêmen (adversário da terceira rodada). Como em Olimpíada rating nem sempre traduz a verdade, a equipe está encarando o match com muita seriedade, pois vale uma boa consolidação já no início do torneio.
Feminino:
WFM Terao
Gazola
Jaqueline
Ana Paula
No Feminino, vamos encarar Uganda. Não há um parâmetro razoável para aquilatar a força deste time, pois nenhuma jogadora tem rating, o que dificulta bastante até mesmo a procura por partidas para a preparação, havendo apenas as desta própria Olimpíada por enquanto. Este match vale uma boa recuperação para as meninas, que tiveram boas chances ontem contras as turcas. Vale ressaltar que, em razão da próxima Olimpíada ser em Istambul, a Fed. Turca contratou um treinador russo que está morando já faz alguns anos por lá, treinando essas meninas que enfrentaram a nossa equipe ontem (segundo informações repassadas pelo capitão MF Álvaro Aranha).
Após decididas as equipes, aproveitamos para gravar com GM Krikor e GM Diamant os comentários informais das partidas da 3a. Rodada do Absoluto (ficamos devendo o das meninas, mas não encontramos nenhuma delas e, pelo avançar do horário, não arriscamos bater em suas portas, pois poderiam estar dormindo). O vídeo é um pouco longo:
GM Krikor, aproveitando que vai folgar hoje, também atualizou o seu blog, comentando suas 3 partidas até o momento. Vale à pena conferir, como sempre ficou caprichado o post, cuja confecção presenciamos ao vivo e podemos afirmar que tomou mais de 1 hora do tempo do GM, o que demonstra o seu apreço e consideração por seus leitores assíduos. Não é à toa que é considerado um dos melhores blogs do Brasil.
Após o vídeo, com a chegada do GM Leitão, rolaram os embates de Winning Eleven. Dessa vez o deestaque foi o dono do game, GM Diamant, que, ao estilo Espanha, não perdoou ninguém, com “goleadas” por um gol de diferença. Os grandes confrontos foram protagonizados por “RalfPig” (gafe deste redator que, no calor da disputa, colocou um “L” onde não existia) e “Dinamáquina” (estava impossível ontem), com muitos gols bonitos e grandes finalizações. Para não sair liso, ganhei duas do GM Krikor, que jogou bem, muito embora dissesse que só jogou uma vez na vida esse jogo. O clima entre o pessoal é fantástico!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
3a Rodada finalizada
Resolvido o problema do Picasa, foi criada a pasta para visualização das fotos, desde a chegada em Moscou (clique aqui). Após a janta atualizaremos com as fotos de hoje e tentaremos pegar os comentários em linhas gerais das partidas de hoje.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Resultados e fotos
Bem, hoje perdemos no absoluto, contra a China, por 3 a 1, tendo reais possibilidades de vencer por 2,5 a 1,5. De qualquer forma, foram partidas duras e nosso time mostrou que tem grandes possibilidades no torneio. O feminino venceu fácil por 4 a 0, tendo saído já com 1 ponto, uma vez que Honduras tem apenas 3 jogadoras.
Já temos os emparceiramentos definidos: Absoluto pega Yemen, cujo feito mais comentado nesta olimpíada foi o "protesto" na primeira rodada, perdendo de WO para Israel (como se fosse fazer diferença se jogassem o match - a atitude, convenientemente poupou perda de rating). As meninas pegam um match mais equilibrado contra a Turquia. Nossa escalação no absoluto está definida: Milos, Fier, Krikor e Diamant. No feminino, caso ninguém acorde indisposta, o combinado para amanhã é: Terao, Amanda, Jaqueline e Ana Paula.
Estamos preparando o albúm no Picasa (o que não rolou ainda, por um simples problema no programa instalado aqui na máquina). Por enquanto, vão poucas fotos de hoje:
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Resultados do primeiro dia
O time absoluto venceu por 4 a 0 o Líbano, enquanto as meninas perderam por 4 a 0 da fortíssima China (2a. pré-rankeada). Destaque para Amandinha, que chegou a ter um lance vencedor que passou no calor do apuro de tempo da chinesa.
O local de jogos não está a altura de todo o resto do evento. Há dois salões, ao contrário da olimpíada passada, onde todos ficavam no mesmo ambiente. Este é o ponto fraco deste ano. Segue foto do salão menor, onde se disputam as primeiras mesas do Absoluto e Feminino:
A cerimônia de abertura, realizada no dia de ontem, foi um espetáculo fantástico. Mais tarde criaremos um albúm com as fotos e reduziremos o vídeo para postar no YouTube.
Encerramos, já sabendo dos confrontos de amanhã (China no Absoluto e Honduras no Feminino), com um divertido embate de Winning Eleven (o Diamant exclamou, trazendo o PlayStation). Destaque para o imbatível Leitão, que derrotou Diamant, Milos e este que escreve (1 a 0 apenas, mas venceu, fazer o quê... Vai ter revanche!).
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
Emparceiramento - Round 1
IM Eidi, Fadi (2387) - GM Leitão, Rafael (2624)
Sakr, Nassim (2177) - GM Fier, Alexandr (2588)
El Jawich, Amro (2105) - GM Mekhitarian, Krikor (2550)
CM Kassis, Antoine - GM Diamant, André (2498)
No feminino, uma pedreira, como já era esperado por todos nós: A China! E as chinesas respeitaram e entrarão com a formação principal:
GM Hou, Yifan (2578) - WFM Terao, Juliana (2138)
WGM Ju, Wenjun (2516) - WFM Pereira, Amanda (1980)
GM Zhao, Xue (2469) - Gazola, Vanessa (1983)
WGM Huang, Quian (2436) - Correa, Jaqueline (1963)
É isto, vamos para a primeira rodada! Se conseguirmos uma internet por lá, tentaremos atualizar o blog com fotos do local de jogos.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Em terras olímpicas!
Finalmente, após uma longa jornada, estamos em Khanty-Mansiysk! Equipe completa, uma vez que Fier e Diamant integraram o grupo em Moscou, ontem. O hotel é muito novo, a impressão é a de que somos os primeiros "inquilinos", já que ainda tem cheiro de tinta. O ponto complicado é o inglês do pessoal, foi mais fácil nos comunicar com nossa "tutora" depois que o Krikor descobriu que ela é armena, porque em inglês estava impossível de entender.
No mais, a viagem foi muito descontraída. O grupo está muito unido. Rolou até um debate sobre o desenho do Bob Esponja no voo, com média de rating alta (Milos, Leitão, Darcy e Amanda). Demonstraram um excelente conhecimento dos nomes dos personagens. Milos e Darcy justificaram o conhecimento com o fato de que são pais... O grande problema dessa temática, foi a Amandinha me apelidar de "Patrick Star", só por causa da pronúncia (forçada) do meu nome...
Amanhã já teremos o emparceiramento para divulgar. Se for muito cedo, é possível que esteja no site da organização ainda hoje no Brasil, pois a diferença é de 9 horas! Aqui são 17h40 e o sono está forte, já que a noite não foi tão bem aproveitada, em razão do fuso horário.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
sábado, 18 de setembro de 2010
Hoje começa a longa jornada olímpica!
Às 9h40 do dia 20/09 (3h40 horário de Brasília) tomaremos um voo fretado pela organização da olimpíada, rumo a Khanty-Mansiysk, na Sibéria Central. O próximo post já será em terras olímpicas, provavelmente com os adversários definidos para a primeira rodada.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
As escalações de todos os times da olimpíada!
Absoluto
Feminino
Percebe-se, também, que a organização limitou a 3 os times russos. No site de registro, ao qual a CBX tem acesso para cadastrar a equipe e sua escalação, além de ver os outros inscritos, constavam 4 equipes russas, em cada naipe. Mas no Chess Results apenas constam 3, o padrão das olimpíadas anteriores. (atualização: com a colaboração do Janderson Cerqueira, descobrimos que já consta no Chess Results a 4a Equipe Russa, o que desfaz todo esse parágrafo, hehehehe... Valeu, Janderson!)
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
terça-feira, 14 de setembro de 2010
ALTERAÇÃO NA EQUIPE BRASILEIRA - Comunicado oficial da CBX
Opiniões políticas divergentes fazem parte da vida em sociedade e não afetaram em nenhum momento a convocação do GM Vescovi, que se posicionou a favor da campanha de Karpov desde o início do ano, deixando a CBX ciente de seu posicionamento, isto muito antes da própria convocação. Contudo, é inaceitável que um jogador altere sem qualquer consulta prévia à CBX e aos próprios colegas de time, a sua forma de participação em uma competição desse jaez. A CBX consultou os demais integrantes da equipe e todos demonstraram não concordar com a postura adota pelo colega.
Enviamos e-mail ao GM Vescovi, explicando que tal mudança, já às vésperas da competição, era algo inaceitável. E pedimos, educamente ,uma decisão de sua parte: o compromisso com a CBX ou o compromisso com a campanha. Dentro de suas convicções pessoais e de forma educada, Giovanni expôs sua preferência pelos compromissos de campanha que alteraram sua disponibilidade para a equipe, assumidos recentemente. Respeitamos o GM Vescovi como atleta e pessoa, mas não poderíamos prejudicar os demais jogadores, uma vez que se trata de uma viagem cansativa e desgastante, sendo pesado por demais exigir que todos os demais jogassem 3 partidas consecutivas, sem possibilidade de qualquer substituição, enquanto um dos jogadores estaria em uma jornada de campanha política.
Pela opção de dar preferência aos compromissos eleitorais, em detrimento da equipe olímpica, comunicamos a desconvocação ao GM Vescovi e convocamos o GM Krikor Sevag Mekhitarian para integrar a equipe, tendo este aceitado prontamente.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
domingo, 12 de setembro de 2010
Os times da casa
Rússia
Absoluto: Kramnik, Grischuk, Karjakin, Svidler e Malakhov (Bareev - capitão)
Feminino: Kosteniuk, Kosintseva (Tatiana), Kosintseva (Nadezdha), Valentina Gunina e Galliamova (Yuri Dokhoian - capitão)
RUS1
Absoluto: Alekseev, Nepomniachtchi, Timofeev, Tomashevsky e Vitiugov (Vladimir Potkin - capitão)
Feminino: Anastasia Bodnaruk, Olga Gyria, Kashlisnkaya, Pogonina e Anastasia Savina (Pavel Tregubov - capitão)
Times fortes, nomes conhecidíssimos (nem todos, é verdade, mas a maioria é).
Em breve postamos outras favoritas.
Abraço!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Escalação brasileira
Absoluto:
1 - GM Rafael Leitão
2 - GM Giovanni Vescovi
3 - GM Gilberto Milos
4 - GM Alexandr Fier
Reserva - GM André Diamant
Capitão - GM Darcy Lima
Feminino:
1 - WFM Juliana Terao
2 - WFM Amanda Marques
3 - Vanessa Gazola
4 - Jaqueline Pamplona
Reserva - Ana Paula de Oliveira
Capitão - MF Alvaro Aranha
Chefe de Delegação - AI Pablyto Robert
Árbitro - AI Mauro Amaral
Teremos ainda, como acompanhante da Amanda, a ilustre e agradável presença da Tânia Marques, mãe da nossa WFM e caçula da delegação tupiniquim. Por esses dias, postaremos sobre os times confirmados e seus jogadores inscritos.
Até breve!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Lançamento do Blog
Estamos lançando este blog para ser o canal de informações oficiais da equipe brasileira na olimpíada 2010, na longínqua Khanty-Mansyisk, Rússia (lá na Sibéria Central, onde o vento não faz a curva porque congela...).
Por agora, não teremos muito o que relatar, pois nossa jornada começa em 18 de Setembro, com o embarque em Guarulhos/SP. Até lá, contudo, tentaremos trazer informações sobre algumas das equipes confirmadas para a competição.
Grande abraço!
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX