O resultado de ambas as equipes, no dia de ontem, não foi algo para se comemorar. Tínhamos expectativas de ir para o dia livre com duas vitórias, especialmente no feminino, onde o favoritismo era muito grande. No absoluto havia um certo equilíbrio, mas se imaginava que a vitória viria, mesmo que pela margem mínima. Para aqueles que não entenderam bem os empates de Rafael e Milos, uma explicação: Leitão, sem qualquer motivo específico, não conseguiu dormir. Após o almoço, com o emparceiramento por tabuleiros já definitivo, começou a ter uma dor de cabeça forte e foi jogar no sacrifício. Milos, segundo suas próprias palavras, gastou muito tempo em um lance e, após ficar confortável, inverteu um lance e deixou igualar, passando a se martirizar pelo equívoco, perdendo a confiança na partida. Com esse fator psicológico, pensando em não prejudicar a equipe, ofereceu empate.
Krikor foi surpreendido na abertura por seu oponente. Em sua vasta pesquisa, encontrando mais de 100 partidas do iraniano, mais de 90% era uma abertura específica, para a qual se preparou fortemente. Daí o adversário veio com a London, quebrando toda a preparação. Os comentários técnicos da partida estão no Blog do GM Krikor. O herói do dia foi Fier, sem dúvida. Ao perceber que a equipe precisava de sua vitória para empatar, mesmo em posição indefinida e perigosa, jogou o tempo todo para vencer, mesmo com seu adversário tendo oferecido empate quando o match estava, teoricamente (porque a partida do Krikor estava já nos atos finais), em 2 a 1. Foi premiado pela enorme coragem!
No feminino, segundo palavras do capitão, Jaqueline deixou escapar arremate matemático e Terao esteve sempre superior, mas deixou igualar. Gazola não deu chances à paraguaia e Amandinha, aparentemente, saiu da preparação já no terceiro lance.
O ponto razoável é que a sexta rodada não nos trouxe uma punição, pois ainda puxamos o adversário no absoluto e, no feminino, fomos emparceirados com um time equilibrado em rating. A folga foi importante para recuperar as energias e refletirmos bastante. Em especial para a recuperação da Amanda, que sentiu muito pela derrota de ontem, mesmo que todo jogador sempre esteja sujeito a resultados adversos de vez em quando (como o próprio Carlsen experimentou na quarta rodada).
Aproveitamos o dia de hoje, apesar do frio intenso que fez hoje (muito embora o Fier faça parecer o contrário), para andar até o centro da cidade e conhecer um pouco o local. Deparamo-nos com uma cidade respirando a olimpíada. Em cada canto tinha algum painel ou outdoor alusivo ao evento. Até nos canais de televisão passa a propaganda do torneio. Tiramos algumas fotos que, juntamente com as de ontem, já estão no Picasa Web.
AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto
domingo, 26 de setembro de 2010
2 a 2 de ambos os naipes – dia livre para refletir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu jaque!
ResponderExcluirJogou muito!