quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vitória no feminino, derrota no absoluto

Antes de qualquer linha sobre os resultados de hoje, preciso fazer um esclarecimento a respeito da escalação do time absoluto para a partida de hoje. Decidimos, em reunião na noite de ontem, que Fier descansaria pela primeira vez na competição. Eu mesmo fiquei encarregado de entregar a escalação da equipe e, como sempre, coloquei o celular para despertar, pois a entrega é bastante cedo. A bateria do celular estava fraca e eu não percebí. Acabou durante a madrugada e perdi o horário de entregar a escalação da equipe. Quando não entrega, a organização entende que entra a equipe pela ordem de registro e, como a nossa está pela ordem de rating, Fier foi escalado e Diamant ficou fora. Assumo toda a culpa pelo erro. Não foi fator decisivo para o resultado, pois a preparação é realizada com a divulgação oficial das equipes (a Itália até tirou um jogador que não era esperado sair e o próprio Diamant não ficou especulando preparação de noite). Algumas pessoas que sabiam da escalação do André questionaram muito o ocorrido e ele até achou que não poderia contar o ocorrido, para me proteger de ataques ou críticas. Agradeço a preocupação do GM, mas não poderia deixar dúvidas nas pessoas que tem acompanhado o nosso time e não estou na posição atual fugindo de responsabilidades. Quando erro assumo e este foi o caso hoje. Peço desculpas àqueles que queriam ver o Diamant em campo hoje.

Aos resultados, começando pelo absoluto. Como visto no título, perdemos da Itália. O resultado em si é normal, pois há um certo equilíbrio nos tabuleiros, podendo acontecer qualquer coisa num match desses. Caruana acertou uma preparação com novidade e com 1 a 0 contra, jogamos pressionados para buscar um empate, tendo 2 de pretas dentre as 3 partidas restantes. Fier, fiel ao estilo, tentou uma ideia agressiva, mas não deu certo e aí o match ficou favorável para os italianos. Agora é bola pra frente, levantar a cabeça e mirar nas 2 últimas rodadas. Amanhã temos a Croácia pela frente, em um match duríssimo, mas possível.

No feminino, mais uma vez nossas guerreiras surpreenderam e obtiveram um resultado positivo contra uma equipe que era favorita. Jaque empreendeu um ataque avassalador e sua adversária sucumbiu à gana de vitória de nossa jogadora. O resto da equipe jogou para segurar o match e Terao, mesmo com peça a mais, com o placar em 2 a 1 para o Brasil, pensou na equipe e ofertou empate à sua oponente, que aceitou prontamente. Torneio por equipe é jogado para o time e Terao mais uma vez foi uma jogadora que trabalhou em prol da coletividade. Amanhã temos a fortíssima equipe da Espanha pela frente, cuja jogadora de menor rating tem mais de 2200!

A PROMESSA: O capitão do feminino, Alvinho, prometeu que se as meninas ganhassem hoje, faria a barba! Amanhã teremos foto do novo visual do MF Aranha!

AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto

13 comentários:

  1. tamanha irresponsabilidade nao tem desculpa!!!te defendi a respito do vescosi mas po meu acorda pra vida!!!meu filho perdendo aula no texas e vc nao carrega o celular !!!irresponsavel!!!no minimo irresponsavel!!!

    ResponderExcluir
  2. Pô seu Jean... Entendo que como pai sua torcida é feroz... Mas erros acontecem com todos nós e na minha opinião o reconhecimento e a exposição pública de um erro mostra o real carater de um Homem. Bola pra frente!

    ResponderExcluir
  3. Jean, entendo que esteja chateado, sobretudo pelo fato de ser o pai do André. Acho que há coisas na vida muito mais dignas de serem chamadas de "imperdoáveis" do que o ocorrido. A gente não usa o celular aqui na Sibéria, então não fica conferindo a bateria. A rotina aqui não é moleza, estou trabalhando em paralelo, pois a minha atividade laboral de advogado continua, os prazos não param por eu estar viajando ou de férias na empresa. Além disto, tenho que cuidar da CBX todo dia, ver os e-mails, atualizar os pagamentos efetuados. Participo efetivamente das reuniões da equipe, acompanho os jogadores até o fim da rodada, esperando sempre pelo último para não voltar sozinho para o Hotel. O próprio Diamant já teve essa companhia por 2 vezes. Eu sou humano e estou sujeito a falhas. Não ver a bateria do celular baixa é diferente de não carregar. O cansaço faz isto. Estou muito mais chateado com o ocorrido do que qualquer outra pessoa. Agora, escalando ou não o André, as aulas seriam perdidas de qualquer forma. Aceito suas críticas, compreendo suas motivações, mas não aceito o seu julgamento precipitado. Eu já reconheci o meu erro e me desculpei a quem de direito e esta pessoa aceitou numa boa. Acho que o "no mínimo" ficou demais, porque deixa no ar alguma outra causa para o fato havido. O Diamant me disse o que você falou para ele e isto não ocorreu. Não foi irresponsabilidade, foi um incidente. Sou responsável? Sim, sou e assumo, mas não foi algo que ocorreu por eu ser irresponsável. Poderia ter ficado quieto, não dito nada e ninguém nunca saberia. Mas não é da minha índole esse tipo de conduta. Respeito o Sr. e espero que, no mínimo, haja reciprocidade. O caso Vescovi não está em discussão e não tem lado para ficar, o jogador não era obrigado a abrir mão do outro compromisso assumido, muito embora o tenha avisado um pouco tarde, mas não tarde o bastante. Foi uma questão de escolha e não estou ligando muito para o assunto, pois estou satisfeito com a equipe na atual composição, especialmente pelo fato de ter possibilitado um maior aproveitamento do André, que tem representado muito bem o País.

    Att,

    AI Pablyto Robert

    ResponderExcluir
  4. Pablyto,

    Fico feliz em poder reconhecer a sua hombridade e honestidade.

    Em alguns momentos, no passado, confesso que cheguei a duvidar de seus princípios, porém, após o desenrolar do tempo (e de sua resposta no e-mail), passei a confiar e a acreditar em um futuro melhor, mesmo que alguns erros precisem ser engolidos.

    Ademais, vejo sua humildade neste post, tomando a responsabilidade por si e não dividindo com o resto da comissão técnica, o que seria plenamente justificado.

    Por fim, seu posicionamento no caso do Vescovi foi exemplar e digno de um grande Homem.

    OBS:
    1- Parabenizo toda equipe, em especial o GM Rafael Leitão (único brasileiro bi-campeão mundial de Xadrez) pela qualidade e honestidade em seu jogo!

    2- Temos um brilhante trabalho da Radio Xadrez, que no meu modo de ver, poderia ser mais divulgada aqui mesmo no blog;

    3- O blog do Ivan faz um ótimo trabalho, mesmo com o Ivan pegando no pé de todos (rs)!;

    4- O Mauro virou estrelinha... agora quando ele voltar vai ser difícil arbitrar jogo de 1400!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não vejo porque vc ficar tão preocupado com a não entrega da escalação. Esse tipo de coisa é normal acontencer de vez em quando. Então, nem esquente.
    Em relação ao Álvaro tirar a barba, não vejo nada de mais. Aliás, acho que já está na hora. Agora, se ele quer mostrar mesmo que comemoraria um bom resultado, faça algo realmente radical, tipo: raspar a cabeça. Aí quero ver, hehe.

    ResponderExcluir
  6. desculpa foi precipitado mesmo e ke perder p italia me doeu bastante!!!se de alguma maneira se sentio desrespeitado nao foi minha intençao!!!aki onde vivo ta cheio de ialianos e ate apostar eu apostei estariamos melhores colocados do ke em kualker outra olimpiada

    ResponderExcluir
  7. Relaxa, pessoal, isso acontece! Há muitos anos não vejo uma equipe brasileira tão bem em uma Olimpíada. Isso é o que importa.

    O que foi aquilo no primeiro tabuleiro!! Terrível !!!

    ResponderExcluir
  8. Vi a quase GM Irina Krush tomar um mate no meio do tabuleiro hoje, isso deve martirizar muito mais do que haver perdido um prazo que não tem maiores consequencias, salientando-se que ela buscava ardentemente sua segunda norma. Foi só um dia mau; Leitão perder em 24 lances é algo bem difícil de acontecer, mas foi hoje. Então, Pablyto, bola pra frente, corrige para cima da Croácia (deviam ir todos com a camisa do Kaká, lembrando o 1 a 0 na Copa 2006) e vamos buscar um lugar correspondente a nossa força de jogo, ou de melhor destaque.

    ResponderExcluir
  9. Até parece que ninguém erra!!!
    Como disse o mestre "aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra"
    Errar é humano e todos nós estamos sujeito a isso.
    O que resta é continuar torcendo. É isto que o Brasil precisa: TORCIDA!!!!

    ResponderExcluir
  10. Prezado AI Pablyto Robert,

    Gostaria de parabeliza-lo pela sua nobre atitude assumindo tal "falha", todos somos humanos e erramos nobre atitude sua!!
    Lamento profundamente a atitude do Jean, achou que o GM Diamant é um cara gente boa tenho conversado com ele por varias vez no msn e com certeza ele entendeu o ocorrido e deve ter aceitado numa boa.
    Pena o GM Rafael hoje contra o GM Caruana não etr acertado na abertura e caido na preparação mais bola pra frente.... vamo Brasil que a torcida é grande!!!!

    Att,

    AR Luciano Justi Antunes

    ResponderExcluir
  11. Jean, tudo certo. Como disse, você tem um plus na situação. Eu sou pai e entendo que nesses casos a gente acaba se exaltando um pouco mais. Isto é uma prova da sua torcida apaixonada pela equipe e pelo seu filho, que merece muito esse apoio incondicional. Estamos na paz! Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao Sr. Jean e ao Árbitro pela serenidade no assunto, a torcida Brasileira quer que cada um dos nossos heróis nacionais façam sempre o melhor... mas todos sabemos como é o xadrez um detalhe pode fazer muita diferença logo vitórias, empates mas principalmente derrotas fazem parte do nosso esporte...

    Deixo aqui meus sentimentos de torcedor... Adorei ver o Fier falando não para a Judit e o Milos jogando de negras contra o Croata foi muito bom...

    Agora, não sei se é uma impressão só minha mais quando o Rafael joga contra o Leko o jogo dele sobe uns 150 de Elo...será que é por causa da rivalidade na infância...

    Quanto ao Krikor não tem mostrado o seu melhor... mas André vem jogando de forma bastante firme...

    Saudações a todos e boa sorte na reta final

    ResponderExcluir
  13. PARABENS EQUIPE BRASILEIRA POR LEVAR O PAIS AOS TOP 20 DO MUNDO !!!!VIVA !!!!!

    ResponderExcluir