segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia perfeito!

O dia de descanso foi muito bem aproveitado pela delegação brasileira para recarregar as energias. Voltamos a vencer nos dois naipes, com direito a vitória eletrizante no feminino, onde tínhamos menor média de rating. Destaque para as atuações de Vanessa Gazola e Jaqueline Pamplona. Gazola dominou completamente sua oponente, que praticamente não conseguiu jogar e não teve qualquer chance em nenhum momento da partida. Jaque, com absoluta convicção, jogou um final muito perigoso com enorme precisão e brilhantismo, fazendo o gol da importante vitória. Ana Paula empatou, tendo se defendido com consistência. A única derrota foi no tabuleiro 1, com Terao, com méritos de sua oponente (que está fazendo uma ótima olimpíada, tendo perdido apenas para jogadoras de rating bem acima do seu, acertando uma de 2245).

Amanhã, as meninas pegam uma parada duríssima contra Montenegro, cujo tabuleiro 1 é uma WGM de mais de 2300 de rating. Mas, pelo torneio que nossas jogadoras estão fazendo e com o ânimo e motivação pela vitória de hoje, temos boas chances!

No absoluto, o Brasil deu um passeio na Finlândia por 4 a 0. O equilíbrio técnico existia apenas no tabuleiro 1, mas o finlandês que vinha com performance superior a 2800 errou já na abertura e foi torturado por Leitão. Amanhã, na mesa 5, pegamos a Hungria, que veio de derrota para a Ucrânia hoje (vitória de Ivanchuck frente a Leko, repetindo resultado de Dresden 2008).

Momento de descontração:

- Após sair uma crítica a algumas vestimentas de GMs na olimpíada, os jogadores resolveram caprichar no visual: Diamant e Short foram de terno e gravata! (fotos no álbum do Web Picasa)

- Encontramos um sósia do MF Alfeu Bueno jogando na equipe canadense:

Khanty-Mansiysk 2010 164
- Há um uruguaio-armênio que deu uma camisa da celeste de presente para o Aronian, com o nome “Levon” nas costas. Na janta, quando disse a ele que também gostaria de uma, recebí como resposta: “é fácil, é só ir na loja comprar e gravar o nome” (é, com certeza é mais barato do que tentar ganhar os 740 pontos de rating de diferença e o título de GM para ganhar de presente).

- Amandinha não jogou, mas não passou despercebida na arquibancada. Foi abordada por um fã russo mirim, com direito a autógrafo!

- O MF Alvaro Aranha conseguiu abordar o GM Kramnik para que este autografasse seu livro. O GM, ao contrário do que se esperava, foi receptivo e perguntou a Alvinho qual era sua partida preferida no livro (por acaso, ele tinha lido e tinha resposta para a pergunta). Kramnik ficou satisfeito e gostou ainda mais quando Alvinho disse que jogava a Catalã, estudando as suas partidas. O problema é que esta frase o Gelfand ouviu antes…

Por hoje é só!

AI Pablyto Robert
Presidente da CBX
Twitter @IA_Pablyto

2 comentários:

  1. Hoje a equipe brasileira jogou brilantemente,talvez como nunca antes nessa olimpíada,estão de parabéns pelo resultado.Um destaque para a vitória do Azarbaijão sobre a India com as peças brancas usando a mesma variante 1.g3 do jogadores Mamedyarov no tabuleiro 1 e Mamedov tabuleiro 3,até parece que combinaram de jogar a mesma coisa contra os indianos!Boas partidas para todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a cobertura,blog com álbum de fotos muito legal mesmo,sem comparação com as outras olimpíadas. Sorte para o Brasil e parabéns pelo trabalho!
    Abraço
    MI Vinicius Marques

    ResponderExcluir